quinta-feira, 31 de março de 2011

História de Intimidade

A lingerie há séculos é tido como uma arma de sedução. Assim como as roupas elas também refletem as atitudes de quem a veste e a época vivida.



Muitas transformações occorreram devido à evolução da indústria, e da moda. Mas a essência da roupa íntima confunde-se com a evolução da mulher na sua intimidade, e seu papel na sociedade.

Os contornos femininos sofreram apreciações diferenciadas. A relação com o erotismo também. Há registro do uso da lingerie desde o segundo milênio a. C. . As cretenses, por exemplo, usavam espartilhos que apertavam e levantavam os seios deixando-os nus. Ao longo dos anose séculos e por influência da Igreja, tudo ficou mais recatado.

No fim da Renascença, a regra era o espartilho bem apertado, como se fosse camisa de força (feelings: começo do  filme Piratas do Caribe, a mocinha desmaia e despenca ao mar por falta de ar, devido ao espartilho apertado). Os modelos reinantes no século 18, os modelos com laços, rendas e fitas eram os preferido (top, top...) , e símbolo de ascensão (status).

Durante a primeira Guerra Mundial as mulheres se viram obrigadas à trabalhar nas fábricas enquanto os homens estavam na guerra. A tecnologia revoluciona os tecidos e o látex é inventado. A roupa íntima ganha elasticidade, modelos ajustados e alças elásticas. As peças passam a acomodar os corpos de tamanhos e formatos variados.

Eu gosto de todo tipo de sutiã, tudo depende da roupa e da ocasião. Qual o preferidode vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário